segunda-feira, 26 de julho de 2021

Jogos Eletrônicos

 

Jogos Eletrônicos

Ao que parece, o físico William Higinbotham, integrante do projeto Manhattan, responsável pela produção da primeira bomba atômica, foi o criador do Videogame, em 1958, mas inconsciente da importância de sua obra-prima ele não se preocupou em patenteá-la, portanto não foi oficialmente considerado seu artífice, com objetivo de aumentar o número de visitantes do Brookhaven National Laboratories, sediado em Nova York, o governo norte-americano tinha intenção exibir seu potencial nuclear diante do povo. Desta forma ele produziu um jogo de tênis com apenas dois traços primitivos e uma bola, batizando-o de Tennis Programming ou Tennis for Two, exposto em uma tela de 15 polegadas e projetado para ser processado em um computador analógico.



 

Para muitos, o primeiro jogo eletrônico da história foi desenvolvido em 1962 por Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz, colegas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), EUA. Com o fim de criar algo útil para as horas vagas, os estudantes idealizaram um jogo de batalha espacial capaz de rodar nos arcaicos computadores DEC PDP-1: o SpaceWar.

Em 1968 temos um importante capítulo da história do videogame, por meio da figura do alemão erradicado nos Estados Unidos, Ralph Baer. Após ter se formado em engenharia eletrônica e trabalhado em diversas empresas de rádio e TV, Baer teve a brilhante ideia de criar um aparelho capaz de rodar jogos eletrônicos por meio da televisão. Tal fato foi de grande importância para o futuro dos games pelo fato de que, até aquele momento, os jogos só rodavam nos computadores e o acesso aos mesmos era restrito a pequenos grupos de estudantes universitários. O alemão desenvolveu e patenteou um aparelho chamado “Brown Box”, capaz de rodar diferentes tipos de jogos, fato que tornou Ralph Baer no “pai” dos videogames.


                                                                            Brown Box

 Um jogo eletrônico  ou , também denominado videojogo, é um jogo no qual o jogador interage através de periféricos conectados ao aparelho, como controles (joysticks) e/ou teclado com imagens enviadas a uma televisão ou um monitor, ou seja, aquele que usa tecnologia de computador.

O termo inglês Vídeo Game, ganhou a forma aglutinada no Brasil como (videogame), tanto para de referir a videojogos, como para se referir aos consoles ondes os jogos se processam.

Os videogames também podem usar outras maneiras de interagir e passar informação ao jogador. O uso de sons, dispositivos de vibração e sensores de movimento também são bastante utilizados nos videojogos.

O avanço tecnológico tem trazido formas que se aproximam cada vez mais da realidade trazendo formas mais intensas de participação nos jogos através destes periféricos, como exemplo o reconhecimento de movimentos e de voz, surgindo assim os jogos em realidade virtual.

                         

Japão, 1977.

 Num dia comum de trabalho, o jovem Gunpei Yokoi que trabalhava nos aos laboratórios de desenvolvimento da Nintendo viajava no Shinkansen (um trem bala) quando notou um homem entediado brincando com uma calculadora. Ele não parecia fazer qualquer cálculo, só mexia aleatoriamente no aparelho apertando os botões.

Aquela cena não saiu de sua cabeça uma ideia nasceu daquele "encontro" no trem-bala: se as pessoas estavam cada vez mais acostumadas com tecnologia e passavam horas na rua, provavelmente gostariam de ter algo divertido que fosse simples, barato, acessível e portátil, para passar o tempo e usar em qualquer lugar.

Três anos e muito esforço depois, era lançado o primeiro modelo do Game & Watch, linha de portáteis que se estendeu até o início dos anos 90.

A história do Shinkansen é a mais conhecida, e pode até não ser verdade (praticamente não há entrevistas com Yokoi para confirmar ou não o fato, e mesmo entre os remanescentes da equipe, ninguém tem certeza), mas o que todo mundo sabe é que os Game & Watch foram os primeiros do gênero com grande circulação, com 43 milhões de unidades vendidas oficialmente (fora os clones) — somados os modelos, mais do que qualquer videogame da Sega, Nintendo 64, XBox original ou Atari 2600 conseguiram.

Os games eram simples, mas o conjunto serviu de base para minigames e portáteis que vemos até hoje. O ponto de vista de preferir um gameplay envolvente em detrimento de tecnologia de ponta era a guia de Yokoi, que mais tarde usaria a experiência para idealizar algo ainda maior: o Game Boy.

 



                             Diferentes consoles portáteis (Nintendo 3DS e PlayStation Vita).

Plataforma ou Sistema

 

O termo "Plataforma" se refere à combinação específica eletrônica ou de hardware, que, em conjunto com o software, faz com que o videojogo funcione. 

 

Computador

Em uso comum, jogo de computador ou jogo de PC refere-se a uma forma de mídia que envolve um jogador interagindo com um PC, que é conectado a um monitor de vídeo de alta resolução. Computadores pessoais não são dispositivos dedicados a jogos, por isso um mesmo jogo pode ter um desempenho diferente dependendo da especificação do hardware

Console

                         

            Diferentes plataformas de consoles (DreamcastPlayStation 2GameCube e Xbox).

         Um videojogo de console é um jogo que é jogado com um dispositivo eletrônico especializado que pode ser conectado a uma televisão ou um monitor de vídeo composto. Por serem dispositivos dedicados, costumam apresentar hardware padronizado. São os próprios aparelhos de videojogos.

Arcade

Um arcade  geralmente é um jogo que é jogado em um dispositivo eletrônico especializado, que geralmente contém somente um jogo, encontra-se em uma cabine e é operado por fichas ou cartões. Porém, há jogos que podem ser encontrados em mais de uma plataforma. Também conhecidos como fliperamas, são máquinas de jogos de uso público.


Celulares

 

Assim como os computadores, celulares não são dispositivos específicos para jogos, por serem portáteis, também possuem hardware inferior a consoles e PCs, a distribuição de seus jogos é quase toda feita por meios digitais, os jogos para celular começaram utilizando as teclas físicas do aparelho, posteriormente passando a utilizar a tela de toque dos aparelhos como teclas virtuais.

                         


Outras plataformas

 

Além disso, há plataformas que não são completamente eletrônicas como máquinas de arcade eletromecânicas. Também há dispositivos com telas que têm a capacidade de executar jogos, todavia não são máquinas de videojogo dedicadas como celularesPDAs e as calculadoras gráficas.

 Gêneros de jogos eletrônicos

     Os jogos eletrônicos podem ser classificados em gêneros e subgêneros de acordo com a jogabilidade, o objetivo. Com o tempo, os gêneros evoluíram e também acabaram gerando outros tipos, alguns também acabam incorporando vários gêneros em um, alguns dispositivos especiais como o Kinect acabam criando estilos únicos.

Dentre os principais gêneros, destacam-se os de ação, aventura, estratégia, RPG, tabuleiro eletrônico, jogos on-line, casuais, simuladores, corridaesportescartas colecionáveis, musicais, quebra-cabeças, entre outros.

 

                                 

Conferências de jogos são importantes eventos da indústria.

 

Conferências

 

Electronic Entertainment Expo, também conhecida como E3, é considerada a mais importante feira de jogos eletrônicos do mundo. Ela é realizada anualmente na cidade de Los Angeles (Estados Unidos), no mês de junho e é um evento destinado especificamente à indústria. 

gamescom realizada anualmente em Colônia (Alemanha), no mês de agosto, é a que atrai mais público no mundo, com mais de 300 mil visitantes, ao contrário da E3, ela é aberta ao público. A Tokyo Game Show em Tóquio (Japão) vem logo em seguida, é realizada em setembro e atrai 250 mil pessoas e também é aberta ao público.

Outras importantes feiras são a Paris Games Week, na França, entre outubro e novembro, a EB Games Expo em outubro na Austrália, a China Joy em Xangai, em julho e a Game Developers Conference, realizada em algumas cidades do mundo pelo ano.

No Brasil, a conferência mais importante é a Brasil Game Show, realizada no mês de outubro em São Paulo. Ela também é a maior feira da América Latina.

 

 ·         Filmes sobre Jogos Eletrônicos ou que o tenham como temática da trama.  Exemplos:

 


 

 







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