quinta-feira, 11 de junho de 2020

Capoeira

"Capoeirista não é aquele que sabe movimentar o corpo, e sim aquele que se deixa movimentar pela alma". Pastinha

BENEFÍCIOS DA CAPOEIRA

A atividade mescla luta (prioritariamente a defesa), dança, musicalidade e cultura dos negros africanos, além de promover qualidade de vida, na formação moral, desenvolvimento físico, o controle emocional e deixa seus participantes mais desinibidos.

A capoeira pode ser praticada por todos tendo igualdade de participação entre meninos e meninas sem faixa etária específica, salvo alguns casos com restrições médicas.

O diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música e compreensão da filosofia de jogo, são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira. Para o corpo, é perfeito! Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas. Se você entrar na roda, em pouco tempo vai sentir uma grande mudança: menos tensão, reflexos mais rápidos e ainda vai ganhar força.

Com um pouco de persistência, o seu fôlego vai ficar ótimo, porque a prática constante (pelo menos 3 vezes por semana) desenvolve o sistema cardiorrespiratório. E, o melhor, você trabalha os músculos abdominais, já que os músculos desta região são muito solicitados. E não é só o corpo que leva vantagens. O lado emocional também ganha muito com a capoeira, principalmente porque serve de válvula de escape, é uma forma de liberar o estresse de uma forma lúdica e saudável. Além disso, é um meio excepcional de desenvolver a criatividade e o autocontrole.

Desenvolve o gosto pela música e a criatividade relacionadas ao meio instrumental e pela própria necessidade para o desenvolvimento dessa qualidade. A capoeira desenvolve o respeito, a tolerância. No caso das crianças, especialmente, com essa atividade elas aprendem, por exemplo, que precisam ter cuidado com os movimentos que pretendem fazer para não machucar o outro; entendem que a atividade acontece entre todos independentemente de uma maior habilidade ou da ausência dela por parte de um ou de outro.

Quem pratica capoeira não só se exercita, mas recebe importantes informações sobre a cultura popular, a origem da prática, as tradições celebradas em músicas e canções etc. Tudo isso é muito válido, tanto para crianças como para os adultos.

A CAPOEIRA É DE ORIGEM BRASILEIRA OU AFRICANA?

 Criada em torno de 1600 pelos escravos originários da Angola;
 manifestação cultural de origem brasileira com raízes africana;
 A capoeira foi importante na fuga dos negros para os quilombos;
 Depois de 1888 (libertação dos escravos) os negros foram marginalizados discriminados. Muitos passaram a utilizar a capoeira para saquear, roubar e tentar sobreviver;
 A capoeira foi proibida, pois os capoeiristas eram vistos como vadios e delinquentes.

INSTRUMENTOS MUSICAIS


DIFERENÇAS ENTRE A CAPOEIRA REGIONAL E A ANGOLA


GOLPES DA CAPOEIRA

                          Ginga                                                       Armada
         
               Rasteira                              Cocorinha                             Benção
    Chapa ou Escorão                                               Martelo
                          
                                                                   Macaco

  

Link de sugestões de vídeos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário