domingo, 11 de abril de 2021

Futsal - História e suas regras

O futsal, também chamado de futebol de salão, é um esporte coletivo semelhante ao futebol de campo, porém possui suas peculiaridades.

Ainda que sejam semelhantes, o futsal possui regras específicas e diferencia-se, por exemplo, pelo número de jogadores e as dimensões do espaço de jogo.

No Brasil, o futsal tem tido grande representatividade nas últimas décadas. Ao lado do futebol, é o esporte mais praticado no país por homens e mulheres.

Origem do Futsal

O futsal surgiu nos anos 30 no Uruguai. O responsável foi o professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier da ACM (Associação Cristã de Moços).

No início era chamado de Indoor Football (na tradução literal significa “futebol no interior”).

História do Futsal no Brasil

Logo depois de ser inventado, o futsal chegou ao Brasil em 1935. Aqui, ele passou a ser chamado de futebol de salão.

Ainda no início poderíamos encontrar 7 jogadores em cada equipe (14 no total). Mais tarde e com as novas formulações, esse número foi reduzido para 10 no total.

Também devemos ressaltar o peso da bola, que a princípio, era mais leve. Com os chutes, por exemplo, era muito fácil ela sair da quadra. Portanto, mediante observações, o seu peso foi sendo aumentado.

Atualmente, a bola de futsal é mais pesada do que do futebol de campo.

Sua circunferência está entre 62 e 64 centímetros e um peso que varia de 400 a 440 gramas.

Após a consolidação das regras desse esporte em fins dos anos 50, ele disseminou-se rapidamente por todo o país.

Em 1954 foi fundada a primeira federação desse esporte no Brasil chamada de “Federação Metropolitana de Futebol de Salão”. Atualmente, ela chama-se “Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro”.

Nos anos seguintes, outros estados do Brasil também seguiram os passos e fundaram suas federações relacionadas ao futsal.

Só na década de 50 foram fundadas as federações em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Com o passar do tempo, todos os estados do país contavam com uma federação e equipe de futsal.

Em 1971 foi fundada em São Paulo a “Federação Internacional de Futebol de Salão” (Fifusa). Na ocasião, estavam presentes representantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru e Portugal.

A Confederação Brasileira de Futsal atua através da CBF sendo filiada a FIFA. Além da FIFA, os campeonatos internacionais de futsal são organizados pela Associação Mundial de Futsal (AMF) com sede na cidade de Assunção, no Paraguai.

Atualmente existem diversos campeonatos de futsal no Brasil e no mundo. Merecem destaques a Copa Mundial de Futsal da FIFA e o Campeonato Mundial de Futebol de Salão da AMF.

O Brasil possui uma das seleções mais fortes de futsal e já foi campeã algumas vezes. Na Europa, destacam-se as seleções da Itália, Espanha e Rússia.

Embora seja relativamente novo, o futsal é considerado um dos esportes com maior crescimento no mundo.

Fundamentos do Futsal

Os objetivos desse esporte, tal qual no futebol, é fazer gols. Assim, a equipe vencedora é aquela que conseguir fazer o maior número de gols durante a partida.

O tempo total de jogo é de 40 minutos. Ou seja, são dois tempos de 20 minutos com um intervalo de 10 minutos entre eles.

O futsal reúne diversos movimentos desde chutes, passes de bola, dribles, cabeceios, etc.

Além dos jogadores presentes na quadra e na reserva, cada equipe possui um treinador. Além disso, há dois árbitros: o auxiliar e o principal. O cronometrista é responsável por controlar o tempo de jogo.

Regras do Futsal

No futsal nunca se deve colocar a mão na bola. O único jogador que pode é o goleiro que usa uma luva para defender a marcação de gol pela equipe adversária.

Como o futebol de campo, se um jogador cometer falta ele pode levar o cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão). Três cartões amarelos equivalem a um vermelho.

As faltas podem ser cometidas quando o jogador encosta a mão na bola, quando há desavenças entre jogadores e árbitros, ou ainda, quando há violência física ou verbal. O juiz que irá decidir a gravidade da falta e o cartão que será dado.

Vale ressaltar que no futsal não há o conceito de impedimento, como no futebol de campo. Por sua vez, as cobranças de falta são semelhantes ao futebol de campo: escanteio, tiro de meta, arremesso lateral e de canto.

As cobranças são realizadas em até 4 segundos e devem ser cobradas com o pé.

Jogadores

O futsal possui dois times de 5 jogadores cada. Vale notar que desses 5 cada equipe possui um goleiro, responsável por defender as entradas de bolas.

Além do goleiro, os jogadores chamados de fixos são responsáveis pela defesa. Esse equivale ao zagueiro no futebol de campo. Já o pivô ou atacante tem o objetivo de marcar gols.

No futsal não há um limite para substituição de jogadores e elas podem ocorrer em qualquer momento do jogo.

Quadra

                                                                            Quadra de Futsal

O futsal é praticado numa quadra retangular. Ela possui entre 24 e 42 metros de comprimento, por 15 a 22 de largura, variando de acordo com a categoria. Note que as quadras podem ser cobertas ou descobertas.


Fonte: https://www.todamateria.com.br/futsal/

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Danças urbanas: conheça a origem e história desta manifestação cultural

 As danças urbanas estão presentes nas ruas, guetos e até na mídia. Cada vez mais popularizada, teve sua origem nos Estados Unidos, na década de 20.

As danças urbanas estão presentes nos guetos e centros urbanos das cidades. Também aparecem na televisão, nos clipes, novelas, filmes, desenhos e academias. Assim como as coreografias do Tik Tok, performances urbanas estão mais popularizadas e ganhando novos adeptos.

Portanto, são manifestações culturais da força e identidade de grupos sociais. Mas também reúnem  força e aceitação. Assim, elas têm grande papel na sociedade, de caráter pessoal e coletivo.

E essa grande expressão é registrada através dos movimentos. A dança urbana foi a primeira manifestação corporal do emocional humano.

Assim como outras danças, as danças urbanas também seguem regras próprias. Mas a liberdade em execução dos passos é a essência deste estilo.

Afinal, qual a origem das danças urbanas?

As origens das danças urbanas são diversas. Uma delas ocorreu nos Estados Unidos, no século 20. Era uma manifestação dos artistas de rua, que estavam desempregados. Então, eles começaram a se apresentar nas ruas.

Assim, muitos dançarinos negros no país se inspiraram no sapateado dos irlandeses. E criaram novos passos, de percussão com os pés, que foram batizados de “tap americano”.

Portanto, este estilo se popularizou em toda os Estados Unidos, entre as décadas de 30 e 60, época em que ganhou o termo de Street Dance, em Los Angeles.

Lá, dançarinos reproduziam o estilo de dança  urbana locking. Com o passar dos anos, outros estilos foram surgindo, como o breakdance, popping e free style.

História das danças urbanas no Brasil

Na década de 80, as danças urbanas começaram a se popularizar no Brasil. O sucesso de videoclipes de artistas norte-americanos, e filmes como “Beat Street” e “Breakdance” fizeram sucesso com a street dance.

Quando tiveram sua estreia no Brasil,  todos esses estilos de dança e a cultura hip hop ganharam fama como um todo. Incluindo a dança, música, o grafite, entre outros elementos. Desde então, a manifestação cultural soma novos adeptos.

Mas somente em 2006 que o nome “danças urbanas” só começou a ser utilizado. Tudo por causa da necessidade em substituir o termo “danças de rua”.

De acordo com  dançarinos, esse termo levava a várias pessoas o uma visão negativa das danças urbanas.  E por isso houve muito preconceito no país.

Quais os principais estilos de danças urbanas?

Muitas pessoas acreditam que as danças urbanas tratam-se de um estilo só. Mas há diversas vertentes praticadas pelos dançarinos. Veja abaixo quais são os principais.

1. Breakdance

O breakdance integra o hip hop uma subcultura própria que une dança, música, moda e o grafite. Surgido em Nova York nos anos 70, era manifestação alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua. O breakdance é utilizado como diversão ou competição no mundo.

2. Free Style

Faz parte da cultura rap free style, tem letras improvisadas do rapper, expressando o que sente sobre determinado assunto. Já a dança exige que os praticantes tenha estilo e expressão pessoal. Para fazer essas danças, é preciso bastante grande apoio no chão. Porque os movimentos mudam de nível.

3. Popping

É um estilo originado do funk. Assim, a dança usa a técnica de rapidamente contrair e relaxar os músculos para causar um empurrão no corpo do dançarino. Esses movimentos são referidos como um pop ou uma batida. A dança urbana segue o ritmo de uma música em conjunto com vários movimentos e poses.

4. Locking

Também associada ao hip hop, a locking é oriunda da Dança Funky, em especial de um passo social chamado Funk Chicken. Os Lockers, praticantes da dança, vestem-se com um estilo próprio. Assim, usam roupas coloridas com listas e suspensórios. O nome Locking significa “bloquear” ou “trancar” os movimentos,

5. Wacking/Punking

Vertente do Locking, o Wacking/Punking começou a ser feita em clubes, como uma espécie de brincadeira. Assim, os participantes imitavam casais brigando, mas sem se tocar. Ou seja, é a simulação de uma briga, mas em forma de danças.

6. Dança Urbana Vogue

Se popularizou nos anos 80, nos clubes gays dos Estados Unidos. Ela se caracteriza por posições movimentos corporais definidos por linhas e poses. Em 1990 o estilo ganhou fama quando foi apresentada pela cantora Madonna em seus shows.

7. House Dance

De origem nos clubes de Chicago e Nova Iorque. A dança inicialmente seguia as batidas da chamada house music. Os elementos principais da dança são “Footwork” e “Jacking”. Portanto, é um estilo, dentro das danças urbanas, mais improvisado do que coreografada. Tem movimentos de pernas rápidos, combinados com o tronco.




Fonte: https://www.dci.com.br/dci-mais/noticias/dancas-urbanas-origem/55811/

Saúde e Lazer: formas de passar o tempo que fazem bem para seu corpo


Acordar cedo e enfrentar a rotina diária não é uma tarefa fácil. Infelizmente essa é a realidade da maioria dos brasileiros que tem o dever de cumprir com os seus compromissos. Procurar conviver com os afazeres diários enxergando sempre o lado positivo é uma ótima alternativa.

Muitas pessoas acabam ficando estressadas devido ao acúmulo de funções diárias, fazendo então com que a situação piore ainda mais. O autoconhecimento é muito importante para todos, e saber o que te deixa nervoso certamente fará com que você evite certas situações.

Uma noite mal dormida é uma aliada do estresse, então se você não tem boas noites de sono, procure tomar menos café, evite deixar computadores e celulares ligados, e adotar um horário certo de ir para a cama todos os dias fará com que sua mente e seu corpo se acostumem com a ideia, contribuindo para a sua saúde e lazer.

Saúde e lazer

Para manter o nosso bem-estar e saúde, é imprescindível termos os momentos de lazer, que combatem diretamente o estresse físico e mental. Algumas pessoas não sabem a importância dessas atividades, que são muito benéficas para a nossa qualidade de vida.

Lazer está ligado a uma área específica da experiência humana com suas atividades que lhe despertam várias emoções. São elas:

  • Prazer;
  • Combate ao stress;
  • Melhora do humor;
  • Eleva a autoestima.

O lazer está ligado diretamente a nossa felicidade, que está ligada também a nossa saúde.

Praticar atividade física é muito importante para o bem-estar, esse instrumento poderoso pode melhorar a saúde de todas as pessoas. Diante dos milhares de esportes, escolher um que você gosta é fundamental para a realização da atividade física com frequência, sendo que o exercício será uma forma de saúde e lazer.

Para quem tem a rotina muito apertada e não consegue adaptar um horário para a prática dos exercícios, os fins de semana, feriados prolongados, são ótimas opções para a realização das atividades físicas.

Exercícios para saúde e lazer

Academia

Os benefícios proporcionados por essa atividade física vão muito além de um corpo definido. A musculação é um dos exercícios mais recomendados por especialistas da área da saúde. Os benefícios para o corpo e mente são inúmeros, e percebidos com pouco tempo de prática.

A prática de musculação rejuvenesce, pois, fortalece a musculatura, combate o acúmulo de gordura, é bom para a pele, protege os ossos, aumenta a flexibilidade e autoestima.

Dança

dança é uma aliada da autoestima, saúde e bem-estar. A prática desse exercício alivia o estresse, sendo uma ótima terapia que desenvolve também o raciocínio. Além de estimular a concentração, a dança controla também a ansiedade, que é um problema comum na população.

Tênis de mesa

Essa modalidade de esporte trabalha praticamente todos os grupos musculares do corpo. Com essa atividade física você pode melhorar sua noção de espaço, coordenação motora, força, equilíbrio, concentração, etc.

Leitura

Ler é uma atividade que melhora a saúde física e mental, estimula a criatividade, expande o conhecimento e melhora a sua capacidade de interpretação. Leitura é um ótimo caminho para o alívio do estresse e melhora da desenvoltura.

Conclusão

Procurar aliar a rotina cansativa a uma atividade que lhe proporcione saúde e lazer pode ser a solução para os seus problemas. Se você não pratica atividades físicas e deseja realizar essa vontade, não perca tempo, procure já um exercício e melhore seu desempenho diário.

Você ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.


Fonte: https://pratiquefitness.com.br/blog/saude-e-lazer-formas-de-passar-o-tempo-que-fazem-bem-para-seu-corpo/

domingo, 4 de abril de 2021

Rugby: Origem, história e suas regras

O que é rugby?


Rugby, ou rúgbi, é um jogo em que uma bola oval é conduzida pelos pés ou pelas mãos dos jogadores até a linha de fundo do campo, onde há uma trave semelhante a um H.

O objetivo principal é fazer um try, que consiste em passar com a bola através da linha de fundo e encostá-la no chão, o lance que vale mais pontos no jogo.

Trata-se de um esporte que exige muita resistência, estratégia e habilidade dos seus jogadores.

Para a sua prática, é obrigatória a utilização de protetores bucais. Parecido com o futebol americano, foi o rugby que lhe deu origem, o que aconteceu em 1860 quando um grupo de estudantes fizeram alterações nas regras do rugby, porque não gostavam da forma como ele era jogado.

O rugby teve origem na Inglaterra, em 1823, chegando ao Brasil em 1891.

O esporte tem versões diferentes, sendo as mais conhecidas o Rubgy XV, que conta com 15 jogadores em cada equipe, e o Rugby Sevens, que conta com 7 jogadores.

Atletas na jogada de reinício de jogo, o scrum

Origem e história do rugby

A origem do rugby remonta aos gregos e romanos, que faziam jogos com esferas, episkyros e harpastum, respectivamente.

De acordo com a Federação Internacional de Rugby a sua origem data de 1823, na Rugby School, localizada em Rugby na Inglaterra - daí o nome do esporte. O responsável pelo surgimento do esporte é William Webb Ellis.

Na altura, não haviam regras escritas dos jogos com bola. As regras eram orais e cada escola tinha mais ou menos a sua forma de jogar. William fez algo diferente do que faziam na sua escola, ele correu com a bola nas mãos, em vez de chutá-la, como costumava-se fazer.

Anos depois, em 1845, três alunos da Rugby School foram os responsáveis por escrever as regras do Rugby Football. Essa unificação das regras fez surgir o futebol propriamente dito, porque antes das normas os jogos eram apenas jogos de bola.

Em 1871 surgiu a Rugby Football Union (RFU), na Inglaterra - uma entidade responsável pela organização do rugby, seguindo-se a criação de entidades semelhantes em outros países. De seguida, surgiram a União Escocesa de Rugby (SRU), em 1873, a União Irlandesa de Futebol Rugby (IRFU), em 1879, a União Galesa de Rugby (WRU), em 1881, e a International Rugby Board (IRB), em 1886.

A primeira disputa internacional, em 1881, foi entre Inglaterra e Escócia, em que os escoceses foram os vencedores.

O rugby sofreu várias alterações ao longo dos anos. Uma das mais importantes respeita à pontuação. Desde 1992 o try vale 5 pontos, mas no início, não valia nenhum, e somente em 1886 ele começou a valer, mas apenas 1 ponto. Hoje, o try é o lance que é melhor pontuado.

Na sua primeira participação nos jogos olímpicos, em 1900, a França sagrou-se campeã. Em 1908 foi a vez da Austrália, e em 1920 e 1924 as medalhas foram obtidas pelos Estados Unidos.

Por opção dos impulsionadores do esporte, o rugby ficou ausente dos jogos olímpicos durante 92 anos, tendo regressado em 2016, quando Fiji foi o campeão no rugby masculino, e a Austrália, no rugby feminino.

O rugby começou na Inglaterra e ganhou o mundo. Depois da Inglaterra, foi na Nova Zelândia, na África do Sul e na Austrália que o esporte conquistou bastante destaque.

A Seleção de Rugby da Nova Zelândia é uma das melhores do mundo. Conhecidos como All Blacks, a equipe costuma fazer o Haka, que é uma dança típica do povo maori usada, entre outras coisas, como uma forma de intimidação.

Rugby no Brasil

O rugby chegou ao Brasil em 1891, quando foi fundado o Clube Brasileiro de Futebol Rugby. O primeiro time de rugby foi organizado por Charles Miller - conhecido como o "pai" do futebol brasileiro.

Em 1963, foi criada a União de Rugby do Brasil (URB), cujo presidente foi o irlandês Harry Donovan. Dez anos depois, a URB transformou-se em Associação Brasileira de Rugby (ABR), que também se transformou, dessa vez em Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), em 2010.

Em 2018, a seleção brasileira conquistou o Campeonato Sul-Americano 6 Nações, vencendo a Colômbia por 67 a 5.

Histórico do rugby

1823: origem do rugby em Rugby, na Inglaterra.

1845: criação das regras do Rugby Football.

1871: surgimento da entidade responsável pela organização do rugby na Inglaterra, a Rugby Football Union (RFU).

1881: primeira disputa internacional entre Inglaterra e Escócia, com vitória escocesa.

1891: chegada do rugby ao Brasil.

1963: criação da União de Rugby do Brasil (URB), que se transformou em Associação Brasileira de Rugby (ABR).

1900: primeira participação do rugby nos jogos olímpicos, com vitória francesa.

2010: transformação da ABR en Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

2018: conquista do Campeonato Sul-Americano 6 Nações pela Seleção Brasileira de Rugby.

Regras do jogo de rugby

Num campo que mede 100 m x 70 m, a duração de um jogo de rugby é diferente em cada uma das suas versões. Na versão Rugby XV, com 15 jogadores, o jogo é disputado em 2 tempos de 40 minutos, enquanto na versão Rugby Sevens, com 7 atletas, o jogo é disputado em 2 tempos de 7 minutos.

Os passes de bola no rubgy são feitos para os lados ou para trás, apenas com as mãos, e para a frente, apenas com os pés.

O tackle, que é a jogada em que se derruba um jogador só pode ser realizada no jogador que tem a bola. Derrubar um jogador que não tenha a posse de bola é uma penalidade. Assim como também é penalidade derrubar um jogador com a bola na linha do peito para cima.

Outras causas de penalidade são obstruir a passagem de um jogador da equipe adversária ou um jogador segurar a bola quando cai ao chão.

A partida do jogo, bem como cada reinício, é feito mediante um chute na bola no centro do campo. No reinício do jogo, no Rugby XV quem dá o pontapé na bola é a equipe que sofreu pontos, enquanto no Rugby Seven, o pontapé é dado pela equipe que marcou pontos.


Como fazer pontos?

try, que consiste em passar a linha do gol (linha do H) da equipe adversária a fim de colocar a bola no chão, é a jogada que vale mais pontos.

Ao marcar um try, a equipe garante o direito de chutar entre as traves, o que vale dois pontos. É a chamada conversão.

Outro momento em que a equipe tem a possibilidade de chutar para a trave é no chute de penalidade, que vale 3 pontos. Isso acontece quando uma falta grave é cometida contra a equipe e o jogador chuta a partir do local em que ocorreu a infração.

Por fim, o drop goal vale 3 pontos, e consiste em chutar a bola para a trave, que deve passar por cima do travessão horizontal, no decorrer do jogo.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/rugby/