O críquete foi inventado e difundido pela Inglaterra; hoje é um esporte popular nas ex-colônias inglesas e inspirou diversos jogos, como o basebol e o bete ou taco.
O
jogo de críquete (ou cricket) remonta a um jogo rural inglês do século XV,
chamado stoolball. Ele foi proibido durante um século, juntamente
com outras atividades recreacionais pelo governo puritano. Por volta do século
XVII, a nobreza o adotou e modificou suas regras.
O
esporte foi adaptado e transformado ao longo dos anos enquanto se espalhava
pelo Reino Unido e suas colônias: Paquistão, Índia, África do Sul, Nova
Zelândia, Austrália, Sri Lanka, e outros.
Já
teve diversas regras e sistemas, e o conjunto difuso de normas contribuiu para
que fosse retirado do programa olímpico. Hoje pratica-se o formato One
Day International (ODI) ou partidas de cinco dias.
Regras
O
campo de críquete tem três zonas:
- Pitch – área retangular no centro. É onde ficam os
rebatedores (batsman)
- Extremidade – na extremidade inferior fica o lançador (bowler)
e na superior localiza-se o receptor que pega as bolas.
- Espaço interior e exterior – onde se espalham os jogadores do
time que está defendendo: quatro no espaço interior e cinco no exterior;
os outros dois são o lançador e receptor no retângulo.
No
Brasil, muitas pessoas estão familiarizadas com o jogo de taco ou bete, que é
inspirado no críquete. O fundamento é semelhante: o arremessador tem de acertar
o alvo (wicket) com uma bola de cortiça e couro, e o rebatedor precisa
rebatê-la e realizar um run, uma corrida, até o outro wicket e
acumular pontos.
O
time atacante de críquete é composto por dois rebatedores que se posicionam em
frente ao wicket. Quando a bola é lançada pelo lançador e um rebatedor a
acerta, o outro atacante corre. Marca-se pontos da seguinte forma:
- 6
pontos se a bola sair do campo pelo ar;
- 4
pontos se a bola sair do campo tocando o solo;
se
a bola não sair de cmapo, os batedores marcam quantidade de pontos igual ao
número de trocas de posições. As trocas (runs) cessam quando a defesa
apanha a bola e a arremessa para o receptor.
Quanto
ao time defensor, cada arremessador atira a bola seis vezes, formando um over.
Após um over, outro arremessador arremessa a bola do outro wicket. Apenas a
equipe no ataque marca pontos, mas os defensores podem eliminar os rebatedores
do outro time das seguintes formas:
- Atingindo o wicket com a bola;
- Agarrando a bola depois de ela ser rebatida e antes de tocar o
chão;
- Tocando o “wicket” com a bola enquanto o rebatedor está correndo
tentando marcar pontos.
A
defesa pode enviar a bola para o rebatedor derrubar o wicket. Além disso, se o
rebatedor desviar a trajetória da bola após ela ter sido rebatida, ele é
eliminado.
Após
dez eliminações de rebatedores, um inning é completo e os
times trocam de posição. Quem rebatia passa a defender e vice-versa. Algumas
partidas de críquete levam dias, já que não há limite de tempo para um inning.
Os campeonatos determinam quantos innings devem ser completos para a contagem
de pontos.
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